segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Rafael Giorni Santos: Textos selecionados Jornal A Bateia

Leitura



Textos de autoria de Rafael Giorni Santos no Jornal A Bateia no ano de 2020 que saiu por aí, e devem estar por aqui também, nessas redondezas de Itapecerica. Então procurem nas melhores do ramo. 









Um pouco da leitura do Jornal A Bateia é bom! 







quarta-feira, 7 de outubro de 2020

IBGE Educa

Educação


O IBGE Educa é um portal voltado a educação, com áreas para crianças, jovens e professores, trazendo informações e recursos para um maior conhecimento sobre o Brasil e o mundo.


Na parte IBGE Educa Crianças há informações sobre o Brasil e a sua população, com diversos vídeos, mapas, gráficos, tabelas e jogos para as crianças brincarem enquanto aprendem! Há também o mural onde as crianças mandam seus desenhos de acordo com o tema "Meu lugar no Mundo". Júlia Aparecida Silva Santos de 10 anos, estudante da Escola Estadual Professor Alberto Cordeiro do Couto em Itapecerica-MG, mandou o seu desenho e o IBGE Educa publicou no Mural do site.


Na área reservada aos jovens, encontramos dados sobre a população e território brasileiro, com informações, vídeos e conteúdos atuais. O IBGE Educa Jovens também conta com material preparatório para o ENEM.


Os professores encontram sugestões de atividades pedagógicas com recursos para utilizar e trabalhar com as informações produzidas pelo IBGE.


O Professor de Geografia Rafael Giorni Santos da Escola Estadual Carmelo Mesquita, localizada no distrito de Marilândia, no município de Itapecerica-MG, no dia 5 de Fevereiro de 2020, compartilhou a sua experiência com conteúdos produzidos pelo IBGE, enviando relatos e imagens, para outros professores conhecerem a sua experiência na atividade "Análise combinatória: Vestindo a Bia e o Rafa, realizada no ano de 2019 com os alunos do 6ºAno do Ensino Fundamental.


Como o Professor Rafael Giorni Santos foi um dos 200 primeiros professores que tiveram as suas colaborações publicadas no site, ele ganhou um kit com 10 Atlas Escolares, que segundo o professor serão utilizados nas aulas de Geografia.


O sucesso da experiência do Professor Rafael Giorni Santos com o IBGE Educa foi destaque no jornal A Bateia de Itapecerica, na edição de Julho de 2020/Ano I/ Nº4.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Enduro: Rafael Giorni Santos Activision Roadbuster

Games

Fotografia de Rafael Giorni Santos ao lado do troféu 

Enduro é um game clássico de Atari, onde controlo um carro de Enduro que era o Lancia Stratos, devendo correr incessantemente em um trajeto nos Estados Unidos, desviando e ultrapassando os inúmeros carros pelo caminho.

Rafael Giorni Santos utilizando seu vídeo game Atari

Nas horas de folga gosto de dirigir. Mas eu não entro em um carro. Eu ligo o meu vídeo game Atari e conecto o cartucho Enduro, e começo a jogar sem paradas. Para passar de fase, eu ultrapassei (antes do dia terminar) 200 carros no primeiro dia e 300 carros nos dias posteriores. Enquanto o tempo passou enfrentei mudanças climáticas como os raios de Sol no Deserto de Baja na Califórnia, a neve de Montana, o anoitecer nas colinas do Tennessee e a neblina de New England, onde passada a neblina, o dia começa a amanhecer e ao conquistar o primeiro lugar, passei de fase, e um novo dia se inicia novamente.
O Enduro é encarado por horas em diversos locais 

Após ter conseguido completar o quinto dia de corrida, ganhei um troféu que ficou exposto perto da pontuação na tela da televisão. Ao conseguir adquirí-lo, provei que sou um grande jogador de Enduro. 

Rafael Giorni Santos e o patch Activision Roadbuster

Na época do lançamento do Game (1 de fevereiro de 1983) se um jogador conseguisse correr continuamente por cinco dias de jogo, um troféu de corrida aparecia na tela. Se o jogador enviasse a fotografia ao lado do troféu para a Activision, ele receberia uma carta assinada por Larry Miller, e um patch (adesivo de condecoração) especial, chamado Activision Roadbuster.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Rafael Giorni Santos é homenageado em Lamounier

Educação
Rafael Giorni Santos e Valquíria Aparecida Batista na composição da mesa.

Rafael Giorni Santos tem 38 anos e em 2018 foi o único ano que ele trabalhou na Escola Estadual Lamounier Godofredo. A recepção da comunidade escolar naquele ano foi boa e veio o mérito da homenagem feita pelos alunos do 3ºAno EJA. E na formatura foi o único professor que não lecionou na escola do Distrito de Lamounier em 2019.
Valquíria Aparecida Batista e Rafael Giorni Santos posam para fotos.

O Professor de Geografia Rafael Giorni Santos não esperava e teve uma surpresa gigante ao ser homenageado. Os alunos fazem listas de professores a serem agraciados em suas formaturas, e já tinham abandonado a ideia de homenageá-lo, por não ter trabalhado na Escola Estadual Lamounier Godofredo em 2019. O próprio Rafael já estava consolado com a ideia de não ser lembrado na Formatura do 3ºAno EJA, até que recebeu o convite para ser Professor Homenageado.
Rafael Giorni Santos recebendo homenagem dos formandos do 3ºAno EJA da Escola Estadual Lamounier Godofredo

Rafael Giorni Santos disse que ficou muito feliz e honrado, e esta homenagem foi um grande reconhecimento de seu trabalho como Professor de Geografia.
Rafael Giorni Santos posa para foto com os alunos concluintes do 3ºAno EJA 2019

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Jornal A Bateia

Leitura
Logo do Jornal A Bateia

Em alguma data no começo do ano de 2020, João Paulo Lima Teixeira editor do Jornal A Bateia convidou o Professor de Geografia Rafael Giorni Santos a enviar um texto para uma seção do periódico itapecericano. Nessa seção, o editor pediu ao autor convidado que contasse sua convivência real com a pessoa mais inesquecível, dotada do caráter mais singular, com quem mais se identificou no curso de sua vida. A encomenda era clara e inequívoca aos editores do jornal, o texto seria sobre a Irmã Cecília da Câmara.

O Professor de Geografia Rafael Giorni Santos e o Editor do Jornal A Bateia João Paulo Lima Teixeira

Rafael Giorni Santos aceitou o convite e trabalhou rápido. O texto "Irmã Cecília da Câmara: A eterna diretora do Educandário São João Batista" foi escrito nos dias 14 e 15 de Janeiro de 2020 e logo foi enviado ao jornal. Seguindo sua praxe os editores analisaram e avaliaram o texto original. A reação não se fez esperar: O Jornal A Bateia aprovou o texto para ser publicado no periódico.

Edição de lançamento do Jornal A Bateia

Fosse como fosse, o texto não saiu nas páginas da edição Nº01 do Jornal A Bateia e só foi publicado em Fevereiro de 2020 na edição Nº02 do periódico sob o título de "Irmã Cecília da Câmara: A eterna diretora do Educandário São João Batista". O jornal circulou na cidade de Itapecerica na sexta feira, 21 de Fevereiro de 2020; no início da folia de Carnaval.

Jornal A Bateia edição Nº02

Nesse artigo jornalístico Rafael Giorni Santos recordou a figura da sua benfeitora Irmã Cecília da Câmara, uma religiosa que muito fez pelas crianças e jovens de Itapecerica - MG. Terminemos com a página 2 do Jornal A Bateia Nº02, com o conteúdo do texto "Irmã Cecília da Câmara: A eterna diretora do Educandário São João Batista".

Texto de Rafael Giorni Santos

O coordenador Carlos Gondim ao aprovar o texto "Irmã Cecília da Câmara: A eterna diretora do Educandário São João Batista" na página dedicada a pessoas que se haviam destacado por seu espírito humanitário, fez questão de incluir Rafael Giorni Santos nas próximas edições do jornal A Bateia.

Carlos Gondim e Rafael Giorni Santos com a camisa do jornal A Bateia

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Copa Rural de Itapecerica 2019

Futebol
Divulgação da grande final da Copa Rural de Itapecerica 2019

No ano de 2019 comemorou-se os 81 anos da inauguração de um campo de futebol na Comunidade de Taquara em Itapecerica. O futebol rural por 35 anos consecutivos é realizado no município. A Copa Rural de Itapecerica de 2019 foi um torneio de grande sucesso e atraiu a atenção de muitas pessoas, seja na cidade, seja na zona rural. No distrito de Marilândia encontra-se o Vasco da Gama Futebol Clube fundado em 15 de novembro de 1982. Suas cores e seu uniforme remete ao Club de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro.
Jogadores do Vasco da Gama e Lambari em campo para o início da decisão da Copa Rural de Itapecerica

Após ser campeão rural dos aspirantes no final de 2018, a equipe do Vasco da Gama Futebol Clube recebeu o convite da LIFA para participar da Copa Rural de Itapecerica no ano de 2019. A equipe titular do Vasco da Gama de Marilândia teve a mescla da juventude e experiência, mas acabou sendo eliminada nas semifinais pela equipe da Caneleira do município de Camacho. A Caneleira foi o time campeão dos titulares, ao vencer a final disputada contra o Guarani de Casa Queimada.
Festa da equipe do Vasco da Gama Futebol Clube no gramado do estádio na Boa Viagem: é Bicampeão!

A equipe aspirante do Vasco da Gama iniciou em 7 de julho de 2019 a trajetória rumo ao Bicampeonato da Copa Rural de Itapecerica enfrentando a equipe do Guarani no campo do Beira Rio e após uma bela campanha na primeira fase a equipe se classificou para a segunda fase da competição. Depois de passar pelas equipes do município de Camacho, Flamenguinho de Garcias nas quartas de finais e Beira Rio na semifinal, o adversário do Vasco da Gama Futebol Clube na final seria o temido Lambari Esporte Clube. No primeiro jogo o Vasco da Gama conseguiu sair com uma vitória de 3x2 sobre o Lambari. Na grande decisão realizada em 15 de dezembro de 2019, a torcida do distrito de Marilândia se aglomerou no Estádio José Sabino Filho na Boa Viagem, e viu depois do empate de 0x0 contra o Lambari, o Vasco da Gama levantar a sua segunda taça da Copa Rural de Itapecerica. O Vasco da Gama teve ainda o jogador Maicon que marcou 7 gols, como um dos dois artilheiros do campeonato rural.
Erni, Adalberto, Rafael Giorni Santos e Luiz Otávio.

Assim pode ser contada mais uma página da gloriosa história da Copa Rural de Itapecerica.