Educandário São João Batista
Rafael Giorni Santos acompanhado da sua esposa Valquíria Aparecida Batista Santos participou no Sábado, dia de 18 de Dezembro de 2021, da inauguração da quadra poliesportiva coberta do Educandário São João Batista.
Convite para inauguração da Quadra Poliesportiva Irmã Cecília da Câmara |
O espaço será destinado aos jovens e educandos da casa das Irmãs Batistinas em Itapecerica, para a realização de atividades esportivas e eventos.
Rafael Giorni Santos junto a placa da Quadra Poliesportiva Irmã Cecília da Câmara |
Segundo informações repassadas ao Jornal A Bateia através da Prefeitura Municipal de Itapecerica, “foram investidos R$ 150.000,00, repassados à instituição pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Itapecerica. Os recursos foram conseguidos mediante a solicitações e campanhas realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas quais pessoas físicas e jurídicas destinaram parte do imposto de renda ao FIA. Foi lançado um Edital de Chamamento Público destinado a entidades de assistência social do município de Itapecerica para desenvolvimento de projeto voltado ao atendimento a crianças e adolescentes e a proposta vencedora foi a do Educandário São João Batista."
A inauguração da Quadra Poliesportiva Irmã Cecília da Câmara teve destaque de uma página no jornal da cidade |
A instituição filantrópica atende atualmente, 92 educandos, na faixa etária dos 5 aos 16 anos, na cidade de Itapecerica.
Placa da Quadra Poliesportiva Irmã Cecília da Câmara |
A REALIZAÇÃO DE UM SONHO:
Rafael Giorni Santos entrega as autoridades da mesa o livro de sua autoria IRMÃ CECÍLIA DA CÂMARA Recordando O Artesanato Bom Jesus |
Rafael Giorni Santos foi convidado a entregar o seu livro IRMÃ CECÍLIA DA CÂMARA Recordando O Artesanato Bom Jesus aos convidados da mesa, onde em agradecimento ao convite para participar do evento disse as seguintes palavras ao jornal da cidade:
"Certa noite sonhei que estava passeando no Educandário, e ao caminhar pelo campinho notei que a casa estava diferente do lugar que um dia eu convivi. O local antigo que um dia eu conheci estava desaparecendo, para dar lugar a uma infraestrutura nova. O campinho deu lugar a uma nova construção, então vi crianças e jovens desconhecidos divertindo dentro do Educandário. Foi então que percebi a transformação resultante do tempo. Mas veio então a minha visão, a Irmã Cecília da Câmara e começou a ler uma passagem da Bíblia Sagrada, Eclesiastes 1,4-6:
“Ecles. 1, 4 Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
5 Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa - se e volta ao seu lugar de onde nasceu.
6 O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.”
Ao terminar de proferir a palavra de Deus, pude compreender a ação silenciosa do tempo e que tudo passa nessa vida.
No sábado dia 18 de Dezembro 2021, uma festiva comemoração reunindo a comunidade itapecericana. Depois do celebrante, das Irmãs Batistinas e convidados falarem que a inauguração da Quadra Irmã Cecília da Câmara era a realização de um sonho de todos os que passaram pelo Educandário, não podia deixar de relatar o meu sonho que anotei em 6 de Abril de 2014. Meu sonho foi premonitório? Talvez. Porém meu sonho foi mais do que uma visão. Foi um arquétipo, um mesmo sonho sonhado por muitos, que se tornou realidade."
Rafael Giorni Santos junto a bandeira de Itapecerica-MG. |
UMA BREVE BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA: IRMÃ CECÍLIA DA CÂMARA
Irmã Cecília da Câmara |
Irmã Cecília da Câmara nasceu em Manaus, estado do Amazonas em 14 de Maio de 1916. Seu nome era Luciana Jacintho da Câmara, filha de Clemente Jacintho da Câmara e Luciana Gomes da Câmara. Na sua maioridade trabalhou no Rio de Janeiro como secretária em uma empresa de petróleo. O mundo estava livrando da pior guerra de sua história e neste período Luciana Jacintho da Câmara abandonou tudo no ano de 1948 para abraçar a vida religiosa na Congregação Batistina e adotou o nome de Irmã Cecília da Câmara. Trabalhou em Belo Horizonte, no Colégio Nossa Senhora das Dores, em Santiago, capital do Chile e também na Itália, na Casa Generalícia das Batistina.
Retornando ao Brasil em 1967, foi designada para trabalhar no Asilo Infantil São João Batista (posteriormente teve seu nome trocado para Educandário São João Batista) em Itapecerica, em 1968 assumiu a direção da casa. Fundou o Artesanato Bom Jesus, para as crianças pobres poderem aprender uma profissão. A Irmã Cecília da Câmara marcou época em nossa cidade comandando o Educandário. Manteve com muita dificuldade o Artesanato Bom Jesus e o asilo infantil até o ano de 2000, quando a Congregação das Irmãs Batistinas a substituiu apesar da mesma ter alegado ainda, forças para continuar aos 84 anos de idade. E devido a problemas de saúde foi transferida para Belo Horizonte, onde faleceu em 27 de junho de 2004.
AGRADECIMENTOS:
Rafael Giorni Santos e sua esposa Valquíria Aparecida Batista Santos ao lado das Irmãs Batistinas no Educandário São João Batista. |
Ao fim da cerimônia de inauguração da Quadra Poliesportiva Irmã Cecília da Câmara Rafael Giorni Santos agradeceu ao convite e parabenizou as Irmãs Batistinas:
"Que o Santo Afonso Maria Fusco abençoe a todas Irmãs Batistinas, funcionários, colaboradores e educandos do Educandário São João Batista!"
O antigo Campo de Futebol do Educandário São João Batista deu lugar a atual Quadra Poliesportiva Irmã Cecília da Câmara. |